"QUEM ENSINA MOSTRA QUE É POSSÍVEL...QUEM APRENDE TORNA POSSÍVEL PARA SÍ"




"QUEM ENSINA MOSTRA QUE É POSSÍVEL...QUEM APRENDE TORNA POSSÍVEL PARA SÍ"


Centro de estudos, onde aprendemos a luz da sagrada AYAHUASCA, que todos os caminhos trazem consigo a experiência necessária para chegarmos a DEUS,
Que "é" a verdade suprema e o amor supremo, só não descobre quem não percorrer.

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

A ARVORE DA VIDA E DA MORTE





Antes de falarmos sobre a Árvore da Morte, vamos recordar alguns pontos sobre a Árvore da Vida:

A Árvore da Vida, os 22 caminhos, lâminas do tarô e as respectivas letras cabalísticas que representam cada caminho:

A figura da Árvore com os caminhos relacionados aos arcanos do tarô começa de cima para baixo. Pode parecer estranho, pois a maioria pensa que, sendo o tarô uma jornada do Louco à iluminação, ela deveria começar de baixo para cima, de Malkut à Kether, mas não é assim. Tudo começa em kether. kether é a Centelha Divina, é de onde vem tudo, todo o potencial.

A idéia do ocultismo não é subir a outros planos, mas sim manifestar em nosso plano (malkuth) a energia desses planos de existência.

Para se trabalhar esse potencial (1-kether) é preciso conhecê-lo (2-chokma), mas não basta conhecê-lo, deve-se também compreende-lo  (3-bimah), pois o conhecimento sem compreensão é a mesma coisa que dar um dicionário a um analfabeto.

Uma vez que você acessa esse potencial (1-kether), o conhece (2-chokma) e o entende (3-bimah), então descobre que pode utilizar esse potencial tanto para fazer coisas (4-chesed), como para obter coisas (5-geburah). Deve-se trabalhar com ambos, saber doar e saber receber, para obter o equilíbrio (6-tiphereth), ou seja, chegar à harmonia.

Uma vez que você encontra o meio termo (tiphereth) entre dar e receber chega a hora de utilizá-lo. Esse é o primeiro passo para se criar algo.

Para criar qualquer coisa é preciso utilizar a criatividade (7-netzach), porém, de nada adianta a criatividade, se ela não tiver lógica (8-hod).

Da criatividade atuando junto à lógica, encontra-se o fundamento (9-yesod).

E, por fim, essa idéia toma forma no plano físico (malkuth).


O Mago representa este caminho de ligação entre o macro e o microcosmo:

O braço direito para o alto, segurando uma baqueta, símbolo máximo da elevação.
O braço esquerdo para baixo, a moeda, símbolo máximo da matéria terrena.
A letra aleph e o mago na carta. Ele É O ELO!
No corpo do mago apresentam-se o vermelho o azul e o amarelo (ativo, passivo e neutro), nele estão contidas todas as formas do universo, ele é o verdadeiro microcosmos. O mago é então o elo que liga o que está em cima com o que está em baixo.

Como podemos perceber, existe uma distância muito grande entre nosso potencial e utilizá-lo. Por isso a jornada do louco em busca da sabedoria inicia-se em kether (o potencial) e termina em malkuth (o plano físico).

Os 22 Nomes Divinos são unidos aos 22 Caminhos unindo as Sephiroth e estão ligados a toda ação prática sob esses Caminhos. Nos caminhos, além das letras e cartas do tarot, encontramos os planetas, arcanjos e anjos correspondentes.



As 10 sephirots e as 22 letras da cabala formam os 32 caminhos da sabedoria.

Sabemos que todo ponto tem seu contra ponto, toda luz tem sua sombra, para realçar o contraste. Então, assim como existe a árvore da vida, existe a árvore da morte. Existe a cabala, e existe a goecia; existem as Sephiroth, existem as Qliphoth; existem os caminhos da sabedoria e existem os túneis da degeneração.

Para ir um pouco além, vamos explicar o seguinte: todos os seres derivam do nome de DEUS, o "SHEMHAMPHORASH". Como vivemos em um mundo de dualidade, ele se desdobra em um feixe de luz e sombras, pois toda parte tem uma contraparte oposta, gerando dessa forma 72 ANJOS e 72 DEMÔNIOS.

Na verdade, segundo as Leis Herméticas, esses 72 seres seriam um só, divididos em dois:

- "LVX" (Árvore da Vida)
- "NOX" (Árvore da Morte)

Tanto em LVX, quanto em NOX há 72 dois anjos e 72 demônios.

A árvore da Vida é relacionada à Cabala, e é representada pelas 10 Sephirots (fluxos de energia) e a Árvore da Morte é relacionada à goecia e é representada pelas 10 Qliphoth.

Sephiroth é o plural de Sephira e Qliphoth é o plural de Qliphah.


A imagem em branco, é a representação da árvore da vida, cada um dos círculos é uma sephira e essas linhas que os ligam são os caminhos (repare que são 22 linhas).

Veja agora que a árvore da vida reflete uma sombra atrás dela, formando uma figura idêntica, porém na cor preta. Essa é a representação de Nox, a árvore da Morte. Cada um dos círculos da árvore é uma Qliphoth, e as linhas que os ligam são os túneis.

Existem as 10 Sephiroth e os 22 caminhos da Sabedoria. Da mesma forma, existem também as 10 Qliphoth e os 22 túneis da degeneração.

Por exemplo, o túnel na Árvore da Morte, por exemplo, que conduz os desequilíbrios humanos até o plano físico, é Thantifaxath, onde estamos agora, atravessando um período de extrema devastação dos recursos naturais, destruição de ecossistemas e o medo pelos cataclismos que estão por vir nessa sequência de destruições.

Espero ter conseguido auxiliar um pouco sobre o assunto, tentei deixar o assunto o mais claro possível, uma vez que para melhor compreendê-lo deve-se ter uma base sobre cabala, sephiroth e goecia. Mas, no próximo texto, continuaremos a falar um pouco mais a respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário