A Espiral
A melhor maneira de conhecer as propriedades dos tons é através da Onda Encantada de 13 Tons.
Para entender a origem o quadro seguinte, temos que ver os números maias em ordem espiral, de tal maneira que segundo a interpretação radial e no sentido das flechas, todos os números que são atravessados pela mesma linha reta tem o mesmo número de pontos, o que lhes aporta similares caracterísitcas numerologicas e energéticas.
O conceito da espiral e na maneira de explicar e conceber o tempo e a numerologia maia (fator +1)é básico para entender como usar o Tzolkin em nossa vida diária.
Quando colocamos em colunas cada uma das voltas da espiral de números, podemos ver que quando aparece uma raia é como se passássemos a outro nível, e isto ocorre cada vez que damos uma volta na espiral.
Os níveis que podemos identificar na Onda Encantada tem a ver com um circuito de energia que evolui superando os passos anteriores.
Os passos representados por 13 tons são independentes e complementares, e cada um tem a sua função porém não pode faltar nenhum porque se o circuito se rompe a energia não regenera, não completa seu ciclo, e tem como consequencia uma fuga e problemas relacionados com o nivel incompleto.
Os maias sabiam que o tempo não era linear, e sim uma série de ciclos que se repetem continuamente. Quando um ciclo termina, inicia-se novamente. A mesma energia volta mais uma vez.
O fator mais um (+1), é o principio matemático da recirculação do tempo como vórtice espiral. Sem o fator = 1, haveria uma abertura plana de estagnação, uma particula musical constantemente regravada com um começo esquecido e um final desejado.
Assim o dia fora do tempo se comporta como a oportunidade de evoluir a um estado superior, como os átomos: as órbitas dos eletrons a diferentes distancias do nucleo possuem diferentes níveis de energia e se quisermos passar um eletron de um nível a outro com energia superior lhe teremos que acrescentar uma quantidade de energia equivalente ao salto.
Nas mudanças de estado da matéria acontece exatamente o mesmo: a temperatura vai subindo a medida que lhe proporcionamos energia até que chega um momento em que está pronta para passar de um estado a outro, sem retenção da variação de temperatura se detem ainda que conseguimos acrescentar energía, como se se acumulasse até que de uma vez a libera em um salto do estado anterior ao novo.
No código númerico maia ponto-barra, 0-19, o fator +1 está representado como o passo da equivalencia dos 4 pontos do número 4, ou a ordem do 4, para a equivalencia da barra do 5 ou à ordem de 5º.
Nas harmonicas do tempo: vermelho, branco, azul e amarelo, o fator +1 produz a quinta cor, o verde, dando como resultado uma quinta célula do tempo.
O fator +1 é o poder na Natureza para transmutar formas complexas além de seu ponto de estancamiento (entrópica).
Temos a oportunidade de viver o dia fora do tempo, o dia verde, o 25 de julho gregoriano, conscientes deste salto energético, compartilhando o uns com os outros seres mais queridos e ana medida do possibel rodeados pela natureza, de onde é mais fácil sincronizar-se com ela.
Princípio da ressonância harmônica analógica do tempo e da música. Cada tom de uma oitava tem os seus harmônicos tanto nas oitavas mais altas como nas mais baixas. São chamados os Treze tons da criação, que juntamente com os 20 selos solares, representam um espectro de qualidades mentais e sensoriais, tanto simbólicas como vitais com profundidade e significados capazes de expressar todo o espectro de possibilidades universais.
Na Onda Encantada, a planilha de sincronização galáctica, são os 13 passos fundamentais para a realização de quaisquer objetivos.
No código 0-19 os 20 selos representam as 20 tribos de colonizadores planetários, conforme sua posição no hólon do Planeta. As famílias terrestres e os clãs são agrupamentos relacionados às 20 tribos. Quando o selo recebe um tom, ele passa a freqüentar uma das 20 ondas encantadas, recebe o nome de kin e, segundo sua atuação, passa a participar de uma meta, com um propósito definido para a sua existência.
Na Onda Encantada, a planilha de sincronização galáctica, são os 13 passos fundamentais para a realização de quaisquer objetivos.
No código 0-19 os 20 selos representam as 20 tribos de colonizadores planetários, conforme sua posição no hólon do Planeta. As famílias terrestres e os clãs são agrupamentos relacionados às 20 tribos. Quando o selo recebe um tom, ele passa a freqüentar uma das 20 ondas encantadas, recebe o nome de kin e, segundo sua atuação, passa a participar de uma meta, com um propósito definido para a sua existência.
Com todos esses códigos em mãos e a revelação da verdadeira freqüência do tempo, cada ser humano pode decifrar seus códigos e reivindicar seus méritos, reunir-se com sua tribo, família e clã, reconstruir a memória da Nação do Arco-Íris e libertar o Planeta do tempo tridimensional. Portanto, recupere seu livre arbítrio! A arte do tempo planetário não é outra coisa que o curso de sua vida.
Os tons galácticos nos posicionam em uma aventura galáctica; quer dizer, definem para nós um propósito galáctico para a nossa existência nesta vida. Sabendo qual é o seu propósito, no tom magnético da onda encantada em que o nosso kin ou o kin do dia se localiza, podemos ver qual é a nossa tarefa (ou função) através do tom que corresponde ao nosso kin ou ao kin do dia, junto a outros companheiros da mesma aventura. Cada tom reaparece a cada 14 dias, porém com um propósito diferente; isto ocorre porque existem 20 ondas encantadas diferentes, iniciando no Índice Harmônico com a onda encantada um do dragão vermelho e concluindo com a onda encantada 20 da estrela amarela; assim o ciclo mínimo das 20 ondas encantadas é de 260 dias (20 x 13). Desse modo cada onda encantada de mínima duração reaparece a cada 261 dias.
A duração da onda encantada depende da duração do kin para completar sua tarefa dentro do propósito de um determinado ciclo, sempre, entretanto, múltiplo de 13; 13 dias, 13 luas ou 364 dias ou um ano lunar completo... 13 anos lunares, 130 anos lunares, 1300 anos lunares, etc..
Tons Maias da Criação
Os 13 números acompanham os 20 dias durante todo ciclo evolutivo, transformando-se na sintonia fina do calendário.
Os 20 selos solares dão profundidade ao combinar-se com os 13 números que formam as tonalidades de cada dia.
Ao dar um matiz distinto a cada dia, os números representam a energia externa que acompanha o ciclo, seguindo uma ordem natural e outorgando vibrações particulares e específicas.
Os tons vibratórios, ao acompanhar o dia lhe emprestam um carater único ao largo do ano.
Os raios galácticos são os 13 princípios binários conhecidos como as 7 leis fundamentais da natureza.
Tzolkin (puro) - Os 13 Tons da Matriz Maia
Ação Binaria e Complemetar
Unidade de Movimento.......1 e 13
Polaridade Completa........2 e 12
Ritmo e Dissonancia........3 e 11
Medida e Manifestação......4 e 10
O Nuclear e o Cíclico......5 e 9
Equilibrio Harmonico.......6 e 8
Poder Místico................7
13 Articulações
Os Treze Tons, Representados em Nossas 13 Articulações Principais
Sabemos que o que dá movimento aos nossos corpos são as nossas treze articulações principais e cada uma delas corresponde a um dos 13 tons galácticos, na ordem que consta na figura seguinte. Portanto, nossos corpos contém o código dos ciclos naturais que governam tanto os aspectos físicos, como os aspectos espirituais da vida.
1. MAGNÉTICO. Junta do tornozelo direito. Quarta dimensão, pulsar do tempo. Devo perguntar-me: "Qual é o meu propósito nesta aventura?" Atrair a meta.
2. LUNAR. Junta do joelho direito. Primeira dimensão, pulsar da vida. Devo perguntar-me: "Quais são os obstáculos a vencer?" Estabilizar o desafio.
3. ELÉTRICO. Junta da coxa direita. Segunda dimensão, pulsar dos sentidos. Devo perguntar-me: "Quais os serviços a cumprir?" Ativar a participação no serviço.
4. AUTO-EXISTENTE. Junta do pulso direito. Terceira dimensão, pulsar da mente. Devo perguntar-me: "Qual é a forma?" A forma é definida, com a medição da sua possibilidade.
5. HARMÔNICO. Junta do cotovelo direito. Torre Harmônica. Quarta dimensão, pulsar do tempo. Devo perguntar-me: "Com que recursos contar?" Outorgar poder à radiação, comandar.
6. RITMICO. Junta do ombro direito. primeira dimensão, pulsar da vida. Devo perguntar-me: "Como equilibrar o desafio?" Ordenar as igualdades, balanceando-as.
7. RESSONANTE. Mobilidade do pescoço, segunda dimensão, pulsar dos sentidos. Devo perguntar-me: "Como harmonizar meus serviços com os demais?" Canalizar a entoação.
8. GALÁCTICO. Junta do ombro esquerdo, terceira dimensão, pulsar da mente. Devo perguntar-me: "Como integralizar a forma?" Conviver em harmonia.
9. SOLAR. Junta do cotovelo esquerdo, quarta dimensão, pulsar do tempo. Devo perguntar-me: "Como concretizar o objetivo?" Efetivar a intenção.
10. PLANETÁRIO. Junta do pulso esquerdo, primeira dimensão, pulsar da vida. Devo perguntar-me: "Como aperfeiçoar?" Tornar claro e evidente.
11. ESPECTRAL. Junta da coxa esquerda, segunda dimensão, pulsar dos sentidos. Devo perguntar-me: "Como liberar e deixar ir?" Propagar, divulgar, soltar.
12. CRISTAL. Junta do joelho esquerdo, terceira dimensão, pulsar da mente. Devo perguntar-me: "Como dedicar-me a tudo o que tem vida?" Cooperar com reciprocidade.
13. CÓSMICO. Junta do tornozelo esquerdo, quarta dimensão, pulsar do tempo. Devo perguntar-me: "Como perpetuar?" Expressar-se com toda alegria e amor incondicional.
Tons Maias da Criação
1. HUN - Magnético
* Tom do propósito e da Vibração da Unidade e da Atração.
2. CA - Lunar
Tom do Desafio e da Vibração da Polaridade e da Estabilidade
O desafio é algo que fortalece e que expande o seu potencial e a sua espiritualidade. Não é um problema. Precisamos crescer para vencer os obstáculos. É um dom do universo para que estabilize seu verdadeiro propósito e fortaleça as partes profundas de si mesmo. Aprenda com a polaridade. Agradeça a visão e a consciencia que a polaridade traz pra sua vida.
3. OX - Elétrico
* Tom do serviço e da Vibração do Ritmo. Ativação e Ligação.
4. CAN - Autoexistente
* Tom da Forma e da Vibração da Definição, da Medida e da Ordem.
* Tom da Radiação e da Vibração do Centro, que recebe Poder e toma o Comando.
6. UAC - Ritmico
* Tom da igualdade e Vibração do Equilíbrio Orgânico.
7. UUC - Ressonante
* Tom da Harmonização, da Vibração da Inspiração, da Canalização e do Poder Místico.
8. UAXAC - Galáctico
* Tom da Integridade, da Vibração da Harmonização e do Modelo.
9. BOLON - Solar
* Tom da Intenção e Vibração da Realização e Mobilização.
10. LAHUN - Planetário
* Tom da Manifestação e Vibração da Produção e Aperfeiçoamento.
11. BULUC - Espectral
* Tom da liberação e Vibração do Abrir Mão, Deixar Ir e Dissolver.
Liberte-se de todas as fronteiras, crenças, estruturas e limitações. Seja verdadeiramente livre. Traga a energia da liberação a todas as áreas de sua vida que precisam ser preenchidas com liberdade. Acredite que tudo é possível, que vc existe em um Universo ilimitado. Dissolva todas as formas-pensamento de derrota e hábitos que lhe tirem o poder. Deixe ir ou abra mão de qualquer coisa que o impeça de fazer brilhar a sua luz.
12. LAHCA - Cristal
* Tom da Cooperação e da Vibração da Estabilidade Complexa e Dedicação.
13. OXALAHUN - Cósmico
Perdura a existencia. Transcende. Presença. Estabelece um novo ciclo
* Tom da Presença e Vibração da Presença, Transcendencia e Vôo Mágico.
Presença é o fio que conecta tudo na vida. A presença da vida é o que todos compartilhamos, a Força Vital Universal que une todas as coisas. A presença do espírito. A presença do amor. A presença de seu Eu Cósmico. Esteja presente em todos os momentos. Rejubile-se na possibilidade de transcender todas as limitações e perseverar através das ondas da vida - estar totalmente presente durante toda a sua duração.
o sistema numérico maia cada ponto equivale a uma unidade e cada reta a 5 unidades, colocando sempre as retas abaixo dos pontos, como se fossem níveis, e acumulando quatro pontos para subir ao seguinte nível.
O número 0 (zero) e o 20 era representado por uma espécie de concha aberta, que também se diz que é a boca de um dragão mostrando os dentes;
há quem o escreve como um silencio de blanca de solfeo;
de qualquer maneira representa o número 0 e ao 20 por sua vez, principio e fim, que para os maias é a mesma coisa interpretada de duas maneiras diferentes. Desta maneira o 0/20 é o fim de uma volta de 20 números e a vez do começo da seguinte conta, como se fosse uma espiral numérica.
há quem o escreve como um silencio de blanca de solfeo;
de qualquer maneira representa o número 0 e ao 20 por sua vez, principio e fim, que para os maias é a mesma coisa interpretada de duas maneiras diferentes. Desta maneira o 0/20 é o fim de uma volta de 20 números e a vez do começo da seguinte conta, como se fosse uma espiral numérica.
A propósito, os números de ordem superior e as datas em maia se escrevem em colunas, uns sobre os outros ao invés de filas como fazemos na nomenclatura arábica.
Os números dos pisos superiores representam multiplos de 20 (recordamos que estamos na base 20).
Os maias escreveram datas em autenticas esculturas, tão enigmáticas que durante todos estes séculos tem levado a considerar esta cultura como adoradores de números.
01 - Morcego (Tzootz)
Cancer, Leão, Lince, Cão Menor e Hidra
02 - Escorpião (Dzec)
Virgem, Leão e Cráter
03 - Veado (Keh)
Corma Berenice, Boyero, Virgem, Leão, Cuervo e Cráter
04 - Coruja (Moan)
Libra, Virgem, Hidra, Centauro e Lobo
05 - Pavão (Kutz)
Escorpión, Libra, Cabeza de Serpiente, Hércules, Corona y Boreal
06 - Lagarto (Xibkay)
Cisne, Zorra, Hércules, Flecha, Ofiucho, Cauda da Serpente e Sagitario
07 - Macaco (Batz)
Capricornio e Sagitario
08 - Falcão (Coz)
Capricornio, Acuario, Piscis e Pegaso
09 - Jaguar (Balam)
Acuario, Piscis e Aries
10 - Cachorro (Pek)
Aries, Peixes, Perseu e Andromeda
11 - Serpente (Kan)
Aries e Touro
12 - Coelho (Tzub)
Orion e Touro
13 - Tartaruga (Aak)
Auriga, Touro, Gemeos y Can Menor
Nenhum comentário:
Postar um comentário